O término da vigência da Medida Provisória 927/2020

Por: Setor Trabalhista

29 Julho 2020

No último dia 19 de julho de 2020, perdeu vigência a Medida Provisória 927 (editada em 22 de março de 2020), que estabelecia diversas medidas trabalhistas para o enfrentamento da crise econômica e do estado de calamidade pública, decorrentes da pandemia da Covid-19.

Dessa forma, é necessária cautela dos empregadores no tratamento dos temas abordados pela MP – tais como, teletrabalho (home office), segurança e saúde do trabalho, antecipação de férias, fiscalização pelos auditores do Trabalho etc. – visto que não mais vigoram as exceções, flexibilizações e diversas particularidades, trazidas pela MP.

Exemplificativamente, quanto ao teletrabalho, com o fim da vigência da MP, a alteração do regime de trabalho do presencial para o remoto passa a depender, dentre outros requisitos, da anuência do empregado e de prévia formalização contratual.

No tocante às exigências administrativas em segurança e saúde do trabalho, os treinamentos periódicos sobre o tema voltam a ser obrigatórios, bem como os exames médicos ocupacionais serão exigidos nos prazos regulamentares. Já em relação às fiscalizações, os Auditores do Trabalho deixam de atuar, exclusivamente, de maneira orientativa, podendo autuar empresas em desacordo com a legislação.

Além dos temas acima, outras diversas alterações também merecem atenção, como, por exemplo, o período mínimo para concessão de férias individuais, bem como a vedação de sua concessão (antecipação), antes do cumprimento do período aquisitivo.

O Congresso Nacional tem 60 dias para editar decreto legislativo disciplinando as relações jurídicas praticadas com base na MP. Caso não o decreto não seja editado, ficarão valendo as diretrizes da própria MP 927, para os atos praticados durante a sua vigência.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços