Receita Federal manifesta entendimento controverso sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS

20 Dezembro 2018

A Receita Federal do Brasil publicou Solução de Consulta Interna em que manifesta o entendimento de como deve ser feita a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins pelos contribuintes que possuem decisões transitadas em julgado.

De acordo com a Solução de Consulta Interna Cosit n.º 13/2018, os contribuintes devem abater da base de cálculo das contribuições o imposto efetivamente recolhido, e não o destacado na nota fiscal – o que, na prática, reduz o valor do imposto que pode ser excluído na apuração das contribuições.

O entendimento manifestado pela Receita Federal do Brasil é questionável, na medida em que, ao julgar o Recurso Extraordinário n.º 574.706, o Supremo Tribunal Federal não se pronunciou expressamente sobre o critério de cálculo do ICMS a ser excluído da base do PIS e da COFINS – tanto que esse tema foi objeto de questionamento pela Fazenda Nacional nos Embargos de Declaração opostos no âmbito do RE n.º 574.706, os quais ainda estão pendentes de julgamento

Após a edição da Solução de Consulta Interna Cosit n.º 13/2018, em um processo que discute a exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), o Ministro Gilmar Mendes (do STF) proferiu decisão monocrática no sentido de que o ICMS a ser excluído é o imposto destacado nas notas ficais.

Em que pese ser discutível o entendimento da Solução de Consulta Interna Cosit n.º 13/2018, a exclusão do ICMS destacado na nota fiscal da base de cálculo do PIS e da Cofins pode gerar autuações, em razão de seu efeito vinculante no âmbito da Receita Federal.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços