Novo Regimento Interno do CADE entra em vigor

Por: Fernanda Annenberg e Daniela Maria Rosa Nascimento

16 Dezembro 2019

No último 24 de setembro, entrou em vigor o novo Regimento Interno do CADE, aprovado pela Resolução n.º 22/2019, cujas principais mudanças estão relacionadas com a contagem de prazos processuais para apresentação de defesa, recurso ou manifestação no âmbito de processos administrativos.

 

Em linhas gerais, o novo Regimento Interno busca adequar os procedimentos do CADE à realidade do processo eletrônico, que trouxe maior dinamicidade, celeridade e acesso à informação. Nesse sentido, as principais novas regras que afetam as partes envolvidas são as seguintes:

 

(i)    deixam de ser computados em dobro os prazos destinados às partes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, em processos que tramitarem exclusivamente sob a forma eletrônica;

 

(ii)    foi adicionado ao rol de hipóteses que garantem ciência inequívoca a um determinado ato, para fins de iniciar a contagem de prazos, a confirmação de acesso eletrônico aos autos do processo pelas partes;

 

(iii)    passou a constar expressamente a possibilidade de interposição de recurso ou avocação da decisão de não conhecimento de ato de concentração proferida pela Superintendência-Geral;

 

(iv)    a exigência de publicação de notificações por edital em jornal de grande circulação diminuiu para uma única vez; e

 

(v)    embargos de declaração não possuem mais efeito suspensivo e não suspendem a execução.

 

A proposta de novo Regimento Interno havia sido submetida a consulta pública para contribuições da sociedade no segundo semestre de 2018 e também foram apresentadas diversas contribuições por órgãos internos da autarquia.

A versão final da Resolução n.º 22/2019 foi aprovada pelo Tribunal do CADE em junho deste ano.

 

O novo Regimento Interno do CADE pode ser acessado no seguinte link: http://www.cade.gov.br/assuntos/normas-e-legislacao/regimento-interno-1.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços