Medida Judicial Visa Prorrogar Pagamento de Tributos Federais

Por: Setor Tributário

27 Março 2020

Dentro da atual conjuntura de emergência de saúde pública em razão do coronavírus (Covid-19), alguns contribuintes passaram a ingressar com medidas judiciais para adiar em 90 dias a data de vencimento original dos tributos federais, sem encargo e/ou penalidade moratória.

O fundamento de tais medidas é a Portaria nº 12, de 20 de janeiro de 2012, que possibilita a prorrogação do vencimento dos tributos federais nos casos do reconhecimento de estado de calamidade pelos governos estaduais, o que ocorreu, dentre outros, no Estado de São Paulo (Decreto n.º 64.879/2020), Estado do Rio de Janeiro (Decreto n.º 46.984/2020) e Estado de Minas Gerais (Decreto n.º 47.891/2020).

Na hipótese de êxito, essa medida viabiliza maior fluxo de caixa, o que representa um impacto econômico especialmente importante dentro do contexto atual.

É possível que, dentro dos próximos dias, seja editada alguma norma pelo governo federal a esse respeito, concedendo direito à moratória aos contribuintes.

Todavia, para aqueles contribuintes que não podem/querem aguardar ou que não conseguirão quitar os tributos federais no seu vencimento original, o ingresso de medida judicial pode ser avaliado.

Até o momento, já se tem conhecimento de decisões liminares favoráveis aos contribuintes, embora também existam decisões contrárias.

Nesse contexto, o escritório está à disposição para informações adicionais a esse respeito.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços