Lei altera regra para viagem de menores de 16 anos dentro do Brasil

Por: Henrique Giongo Maluf

12 Abril 2019

No dia 18 de março de 2019, foi publicada a Lei n.º 13.812/2019, que, entre outras providências, alterou a Lei n.º 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no que se refere à necessidade de autorização para viagem de menores.

 

Anteriormente, o ECA dispunha que nenhuma criança de até 12 anos poderia viajar para fora da Comarca onde reside desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

 

Com a nova lei, a regra foi alterada para ampliar a exigência de autorização judicial também aos adolescentes menores de 16 anos que pretendam viajar desacompanhados dos pais ou responsável.

 

As exceções à regra mantiveram-se as mesmas. Não será exigida autorização judicial quando se tratar de viagem para comarca contígua (cidades limítrofes), bem como nos casos em que o menor de 16 anos estiver acompanhado de ascendente (como, por exemplo, avô ou avó), colateral maior de até 3º grau (como irmãos ou tios), ou de pessoa maior de 18 anos expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

 

No que se refere às regras para viagens ao exterior, não houve nenhuma alteração. Crianças e adolescentes, menores de 18 anos, permanecem dependendo de autorização para sair do País, com exceção dos casos em que estiverem acompanhadas de ambos os pais ou responsável, estiverem acompanhados de apenas um dos pais com autorização expressa dada pelo outro genitor, ou, ainda, quando houver autorização no próprio passaporte.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços