Estado do Mato Grosso altera procedimento de licenciamento ambiental rural

Por: Estela Lemos Monteiro Soares de Camargo, Thalita Duarte Henriques Pinto e Paulo Vitor Paula Santos Zampieri

01 Agosto 2017

O novo Código Florestal Brasileiro, editado no ano de 2012, previu a criação do Cadastro Ambiental Rural – CAR, de âmbito nacional e caráter obrigatório, que tem por finalidade o controle e monitoramento das atividades rurais e, especialmente, da observância da legislação ambiental aplicável.

Em razão da criação desse novo cadastro, de âmbito nacional, o Estado do Mato Grosso havia determinado, no ano de 2014, a migração de todo seu sistema de cadastro estadual para a esfera federal (cf. Portaria n.º 441/2014).

Ao que parece, entretanto, a migração para o sistema de cadastro nacional não foi exitosa para o Mato Grosso.

No pedido de suspensão de liminar n.º 0057323-36.2016.4.01.0000, em trâmite perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o Estado parece reconhecer a “prematura adesão” ao sistema nacional. Segundo relata, o “Ministério do Meio Ambiente não se incumbiu de entregar todos os módulos do sistema e a SEMA [Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso] não desenvolveu os novos fluxos e procedimentos para a Licença Ambiental Única” (sic).

Ou seja, o procedimento de licenciamento rural foi praticamente paralisado a partir da edição da Portaria de 2014, o que motivou, inclusive, no ano de 2015, a criação  de uma Autorização Provisória de Funcionamento  – APF, de caráter transitório, para autorizar o funcionamento de imóveis rurais que reúnam determinadas condições.

Também nesse contexto é que, no último dia 26 de maio de 2017, o Estado do Mato Grosso instituiu o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural, sistema próprio integrado ao cadastro nacional (cf. Lei Complementar n.º 592/2017, regulamentada pelo Decreto Estadual n.º 1.031, de 02 de junho de 2017).

A mesma Lei Complementar também prevê o procedimento de regularização ambiental da propriedade rural.

Espera-se, com isso, que o Mato Grosso retome efetivamente a análise dos pedidos de licenciamento feitos pelos produtores rurais, bem assim de regularização das propriedades. 

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços