Aproveitamento fiscal do ágio é corroborado por recentes decisões judiciais

Por: Paulo Cesar Butti Cardoso

16 Dezembro 2019

Já há algum tempo o aproveitamento fiscal do ágio tem sido objeto de larga discussão no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Temas como o aproveitamento do ágio via “empresa veículo”, em operações realizadas dentro de um mesmo grupo societário (“ágio interno”), a transferência do ágio gerado em reorganizações societária, seu trato fiscal antes do evento de reorganização societária, dentre outras discussões igualmente importantes, são matérias rotineiras no CARF.

Contudo, a partir da jurisprudência administrativa predominantemente contrária aos interesses dos contribuintes, a via judicial passou a representar uma alternativa para a salvaguarda do direito à dedução fiscal do ágio, inclusive em caráter preventivo; i.e., antes de qualquer questionamento pelas autoridades fiscais.

Sobretudo porque, diferentemente da posição administrativa, o Poder Judiciário tem dado indicativos positivos quanto à possibilidade de aproveitamento do ágio, o que pode ser depreendido de decisões liminares e sentenças a respeito da matéria.

As discussões judiciais abrangem tanto períodos anteriores quanto posteriores à Lei n.º 12.973/2014, que introduziu significativas modificações em relação ao tratamento fiscal do ágio, além de ter regulamentado os efeitos tributários da convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais do IFRS (International Financial Reporting Standards).

Exemplificativamente, em relação aos casos que antecedem a aludida norma, pode-se destacar a discussão a respeito da amortização fiscal do “ágio interno”. Nesses casos, já existem decisões judiciais que reconhecem que não há óbice ao aproveitamento do ágio gerado em operações realizadas dentro de um mesmo grupo societário, já que a exigência de operações realizadas entre partes “não dependentes” foi introduzida apenas a partir da vigência da Lei n.º 12.973/2014.

Posteriormente à aludida norma, o Judiciário tem enfrentado casos que envolvem “empresas veículos”, em que um investidor constitui sociedade holding no Brasil para, a partir da injeção de recursos financeiros, adquirir outra sociedade target no país. Nesses casos, existem decisões que respaldam a dedutibilidade fiscal do ágio, por inexistir vedação legal nesse sentido.

Diante de indicativos favoráveis aos contribuintes, a opção pela via judicial, embora ainda incipiente, passa a representar uma alternativa interessante para que os contribuintes possam lograr êxito no reconhecimento do direito à dedução fiscal do ágio pago na aquisição de participações societárias.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços