Acordos para evitar bitributação entre Brasil e Dinamarca e Brasil e Suíça

Por: Paulo Cesar Butti Cardoso e Barbara Weg

12 Abril 2019

Originalmente, o protocolo firmado entre Brasil e Dinamarca, por meio do Decreto nº 75.106/1974, para evitar dupla tributação e prevenir a evasão fiscal de imposto sobre a renda, previa que os rendimentos originários do Brasil seriam automaticamente isentos de tributação pela legislação dinamarquesa, o que resguardaria incentivos fiscais concedidos a investidores dinamarqueses.

Recentemente, o mencionado protocolo foi alterado pelo decreto legislativo nº 08 de 2019, publicado em 20 de fevereiro de 2019. Dentre as alterações está a substituição do regime de isenção acima mencionado, estabelecendo-se, por conseguinte, uma sistemática que possibilita a tomada de crédito do imposto pago no Brasil para compensar o imposto devido na Dinamarca.

Apesar do efeito prático dessa regra para os residentes brasileiros que tenham empresas investidas na Dinamarca, a alteração promovida pelo protocolo não modifica as condições dos investimentos realizados no Brasil sob a perspectiva dinamarquesa, afinal a legislação deste país permanece isentando todos os investimentos relevantes no Brasil por seus residentes, quais sejam, aqueles em que há participação de residentes dinamarqueses em valor igual ou superior a 10% do capital social da empresa, tratamento idêntico àquele conferido à distribuição de dividendos entre empresas residentes na Dinamarca.

Além disso, foi revogado o dispositivo que previa a não tributação, no Estado contratante, dos lucros não distribuídos e das ações emitidas por empresas S/A do outro Estado, cujo capital pertencer, total ou parcialmente, direta ou indiretamente, a um ou mais residentes do primeiro. O dispositivo revogado favorecia planejamentos fiscais, evitando a incidência de imposto sobre a renda no Brasil sobre lucros obtidos por subsidiárias de empresas brasileiras na Dinamarca.

O protocolo ora em comento entrará em vigor a partir da data da última notificação entre as partes de que foram cumpridos todos os requisitos de internalização da referida convenção.

Também recentemente o Parlamento da Suíça aprovou a Convenção firmada com o Brasil para eliminar a dupla tributação em relação aos tributos sobre a renda e prevenir a evasão e a elisão fiscais.

A Convenção, com o escopo de aumentar a segurança tributária, prevê limites às competências tributárias dos países contratantes, eliminando ou minimizando as possibilidades de dupla tributação da renda. O novo acordo incorpora os padrões mínimos do Projeto sobre a Erosão da Base Tributária e Transferência de Lucros (Projeto BEPS) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), bem como trata do combate à elisão fiscal.

O escopo da Convenção, em linhas gerais, é estimular os fluxos de investimentos produtivos recíprocos entre os países e fortalecer as relações comerciais bilaterais, ao mesmo tempo em que se combate o planejamento tributário e as possibilidades de uso abusivo do tratado.

Todavia, ainda que o Parlamento suíço já tenha aprovado o texto da Convenção, o governo brasileiro sequer o enviou para análise e aprovação do Congresso Nacional.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços