A nova Lei de Improbidade na mira do STF

Por: Elaine Perez e Fernanda Cardoso de Almeida Dias da Rocha

22 Fevereiro 2022

Como era esperado, as recentes alterações da Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 14.230/2021) já bateram às portas da Corte Suprema. Já a maioria dos onze Ministros do Supremo Tribunal Federal votaram favoravelmente ao reconhecimento da repercussão geral do tema 1199, que trata da definição de eventual (ir)retroatividade das disposições da lei, em especial, em relação à necessidade da presença do elemento subjetivo – dolo – para a configuração do ato de improbidade administrativa, e à aplicação dos novos prazos de prescrição geral e intercorrente.

Se a sinalização manifestada até agora pela maioria dos Ministros se confirmar, a discussão, que já vem sendo fomentada pela doutrina e tem sido individualmente suscitada em diversas ações judiciais em curso, deverá ser travada no âmbito do STF, em regime de repercussão geral, ou seja, para servir como orientação a ser seguida pelos demais juízos e tribunais do país.

O encerramento do julgamento a respeito da repercussão geral no Plenário Virtual está previsto para o dia 24 de fevereiro de 2022. Reconhecida a repercussão geral da matéria, o Supremo terá que enfrentar a discussão sobre a retroatividade ou irretroatividade da nova lei, debruçando-se, assim, sobre a temática da aplicação das leis no tempo – tema sempre delicado, pois está relacionado à segurança jurídica.

Nossa unidade de Brasília está acompanhando de perto a evolução do julgamento e está à disposição para mais informações e esclarecimentos.

Equipe de Direito Administrativo
São Paulo | SP            Brasília | DF

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços