STJ consolida entendimento de que a responsabilidade administrativa ambiental tem natureza subjetiva

Por: Julia Samson Almeidinha

18 Junho 2019

Em julgamento de Embargos de Divergência – EREsp n.º 1.318.051/RJ, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça fixou o entendimento de que a responsabilidade administrativa ambiental é subjetiva, isto é, a imposição de penalidade em âmbito administrativo, por dano ambiental, exige demonstração da culpa do agente transgressor, além de prova do nexo de causalidade e do dano.

No caso concreto, anulou-se o auto de infração lavrado contra determinada companhia de petróleo, proprietária de óleo diesel derramado na Baía de Guanabara-RJ, por conta de acidente ferroviário ocorrido em 2005, uma vez que não foi demonstrada a efetiva participação da empresa no acidente que gerou danos ao meio ambiente.

Em primeiro grau, foi declarada a nulidade do auto de infração e cancelou-se a inscrição da multa ambiental em dívida ativa. No entanto, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (“TJRJ”) reformou a sentença, condenando a empresa ao pagamento da multa.

Ao julgar o Recurso Especial da companhia petrolífera, a 1ª Turma do STJ manteve o entendimento do TJRJ, considerando que a responsabilidade administrativa ambiental seria objetiva, em razão de a propriedade da carga transportada ser da empresa recorrente, cabendo a ela, portanto, o dever de indenizar, independentemente da existência de culpa.

Enquanto na 1ª Turma do STJ prevalecia o entendimento de que a responsabilidade por infrações administrativas ambientais seria objetiva, na 2ª Turma da mesma Corte entendia-se que as infrações de mesma natureza estariam sujeitas ao regime de responsabilidade subjetiva, razão pela qual foram opostos Embargos de Divergência para consolidação de entendimento sobre o tema.

No julgamento dos Embargos de Divergência, o relator Ministro Mauro Campbell Marques observou que a jurisprudência dominante no Tribunal, em casos análogos, é no sentido da natureza subjetiva da responsabilidade administrativa ambiental, consignando, ainda que “a responsabilidade civil por dano ambiental é subjetivamente mais abrangente do que as responsabilidades administrativa e penal, não admitindo estas últimas que terceiros respondam a título objetivo por ofensas ambientais praticadas por outrem”.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços