Duplicata Escritural

14 Fevereiro 2019

A Lei nº. 13.775/18, de 20 de dezembro de 2018, inovou ao regulamentar a emissão de duplicatas sob a forma escritural no Brasil. De acordo com o diploma, decorridos 120 (cento e vinte) dias de sua publicação, a duplicata emitida sob a forma escritural passará a circular, a exemplo do que já acontece com a duplicata física, com todos os efeitos comerciais inerentes a esta modalidade de título de crédito. Sendo assim, poderá lastrear execução judicial, sem qualquer necessidade de processo de conhecimento, nos termos do Código de Processo Civil. De igual modo, como título executivo, a duplicata escritural poderá ser levada a protesto.

O texto da nova Lei determina que a emissão de duplicata escritural pressupõe o lançamento em sistema eletrônico de escrituração das seguintes informações, no mínimo: apresentação; aceite; devolução e formalização da prova do pagamento (se houver); controle e transferência de titularidade (se houver); prática de atos cambiais tais como endosso e aval (se houver); inclusão de indicações referentes à operação com base na qual a duplicata foi emitida; e, por fim, a inclusão de informações a respeito de ônus e gravames constituídos sobre as duplicatas (se houver). Tal sistema eletrônico de escrituração deverá ser gerido e mantido por entidade autorizada pelo Banco Central do Brasil.  

Vale assinalar, ademais, que a norma publicada estabelece que são nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que vedam, limitam ou oneram a emissão ou a circulação de duplicatas emitidas sob a forma cartular ou escritural, o que visa minimizar restrições hoje feitas no mercado à emissão de duplicatas.

A Lei aprovada vai no mesmo sentido de importantes precedentes do Superior Tribunal de Justiça, que já há alguns anos afirmam que duplicatas virtuais têm sim força executiva, desde que acompanhadas dos instrumentos de protesto e dos comprovantes de entrega da mercadoria e/ou da prestação do serviço de base (neste sentido, vale citar o REsp 1.024.691/PR, Rel. Min. Nancy Andrighi, Terceira Turma, Julgado em 22/03/2011, bem como o AgRg no REsp nº. 1.559.824/MG, Rel. Min Ricardo Vilas Bôas Cueva, Terceira Turma, julgado em 03/12/2015). Todavia, a despeito da existência dos referidos precedentes, a edição da Lei é importante na direção do aumento da segurança jurídica a respeito da matéria.

Destacamos, por fim, que a duplicata física não deixa de existir em virtude da Lei nº. 13.775/18, podendo ainda circular normalmente, apenas contendo este título com maior flexibilidade no que diz respeito às formas de sua emissão, que não mais ocorrerá apenas pela via física.

A mudança promovida, segundo entendemos, tende a impulsionar a circulação deste importante título de crédito que é a duplicata mercantil, além de conferir modernidade ao uso da duplicata.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços