Câmara Superior do CARF decide pela não incidência de contribuições previdenciárias sobre hiring bônus

12 Abril 2019

Em recente julgamento (Acórdão n.º 9202-007.637), a Câmara Superior de Recursos Fiscais (“CSRF”) proferiu importante decisão pela não incidência de contribuições previdenciárias sobre o pagamento de hiring bônus.

O bônus de contratação, como também denominado, constitui instrumento utilizado pelas empresas para atrair profissionais qualificados, consistindo no pagamento de determinado valor que incentive a sua transferência.

O cerne da questão está relacionado à identificação de natureza remuneratória, haja vista que a depender da atribuição de caráter retributivo ao pagamento, os valores podem ser incluídos na composição do salário de contribuição – nos termos do art. 28 da Lei n.º 8.212/91 – implicando no recolhimento de contribuições previdenciárias.

Embora os precedentes administrativos sobre a matéria sejam majoritariamente desfavoráveis ao contribuinte, pela identificação de natureza salarial e suposto vínculo de trabalho que caracterizaria o pagamento, o entendimento jurisprudencial indicava que determinados fatores poderiam afastar a incidência das contribuições previdenciárias, tais como a realização do pagamento antes da efetiva contratação, a ausência de metas e de prazo mínimo de permanência, bem como a demonstração de caráter indenizatório por recomposição de eventuais prejuízos que o contratado teria por se transferir de empresa.

A esse respeito, o posicionamento da CSRF é especialmente relevante na medida em que a atribuição do caráter indenizatório ao bônus analisado decorreu justamente do fato (i.) do pagamento ter ocorrido antes de qualquer prestação de serviço e formalização de relação de emprego; e (ii.) da verificação da inexistência de condição de permanência mínima na empresa. Dessa forma, restaram afastados os indicativos de antecipação salarial.

Em que pese o posicionamento da CSRF não afaste o risco de autuações fiscais, dada a necessidade da análise individualizada das condições estabelecidas para o pagamento do hiring bônus, o entendimento da CSRF estabelece os limites para determinação da incidência ou não das contribuições previdenciárias sobre o hiring bônus.

Além da questão atinente às contribuições, é importante notar que a atribuição de caráter indenizatório ao hiring bônus pode atrair a atenção das autoridades fiscais para a glosa de eventuais despesas que tenham impactado no resultado tributável da empresa, uma vez que, a rigor, o pagamento realizado por mera liberalidade impede a sua dedutibilidade fiscal.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços