TJSP lança projeto-piloto de conciliação e mediação em razão dos efeitos da COVID-19

Por: Setor Contencioso

01 Julho 2020

O Tribunal de Justiça de São Paulo editou, em 17 de abril de 2020, o Provimento CG nº 11/2020, que dispõe sobre a criação de projeto-piloto de conciliação e mediação pré-processuais para disputas empresariais decorrentes dos efeitos da Covid-19, que funcionará por até 120 dias após o encerramento do “Sistema de Trabalho Remoto”, instituído pelo Provimento CSM nº 2.549/2020, podendo ser avaliada a viabilidade de sua prorrogação.

A criação do Provimento levou em consideração os possíveis efeitos da judicialização em massa das disputas envolvendo contratos empresariais e demandas societárias diretamente relacionadas à pandemia. O projeto é destinado a empresários e sociedades empresárias, nos termos do art. 966 do Código Civil, e demais agentes econômicos, desde que envolvidos em negócios jurídicos relacionados à produção e circulação de bens e serviços.

A parte interessada deverá formular requerimento por e-mail. A audiência de conciliação será designada para no máximo 7 dias a partir do pedido, a ser instruída por Juiz participante do projeto. Se infrutífera a conciliação, o expediente será encaminhado a um mediador. Tanto a audiência de conciliação como a sessão de mediação serão realizadas por videoconferência, através do sistema Microsoft Teams, disponibilizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Eventual acordo firmado na audiência de conciliação ou sessão de mediação será homologado pelo Juiz e constituirá título executivo judicial.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços