Uma pequena homenagem ao Dr. Fabio de Campos Lilla

Dr. Fabio é uma referência imensa, de um conjunto totalmente único de qualidades.

Dr. Fabio adorava ser advogado. Ele era, a todo tempo, 100% advogado. Nunca se despia dessa qualidade. Para ele, advocacia é militância, é “todo dia”. Não via sentido em uma vida na qual não pudesse trabalhar. A advocacia não era uma roupa, que ele pudesse tirar, ou trocar. Era a pele dele.

“o advogado não pode se achar mais importante que o cliente”

Por ser a profissão uma expressão imanente e permanente da sua personalidade, ele sempre fez questão de praticar uma advocacia que primasse pela independência. Uma atividade que pudesse ser reconhecida como nobre e digna do respeito de todos. A advocacia é, antes de tudo, um serviço ao cliente, mas jamais pode ser servil. Nesse sentido mais estrito de serviço, “o advogado não pode se achar mais importante que o cliente”; e, numa equação lapidar, “a sabedoria é igual à inteligência menos a vaidade”. Ele sempre garantia aos seus clientes o melhor que o seu intelecto pudesse oferecer; não importava se o diagnóstico, ou a orientação, não correspondiam àqueles que o cliente gostaria de ouvir. Por diversas vezes, recusou-se a executar trabalhos (negociar contratos, propor demandas) que entendia prejudiciais aos clientes; preferia pedir que procurassem outro advogado do que compactuar com algo que julgava ser lesivo a quem ele tinha a missão de proteger.

“a sabedoria é igual à inteligência menos a vaidade”

Dr. Fabio era profundamente autêntico. Tinha uma clareza solar sobre seus afetos e também sobre os seus desafetos. Jamais se constrangeu em manifestá-los. Sempre procurava dar a todos, sem distinção, a verdade de seus sentimentos.

Dr. Fabio foi de uma generosidade grandiosa. Ele se comprazia enormemente em abrir oportunidades, principalmente para estudantes e jovens advogados, nos quais identificasse mérito, esforço e dedicação aos estudos. Por muitos e muitos anos, selecionou diretamente os estagiários do escritório, analisava currículos e comparecia pessoalmente as entrevistas. Dos candidatos a estágio, fazia questão de saber quem eram seus professores, em que livros haviam estudado cada matéria, quais eram seus outros interesses e que outros livros haviam lido. Tinha particular apreço por aqueles que, como ele, estivessem fortemente engajados no mundo da cultura, tivessem planos de se aprimorar e fossem dedicados ao estudo contínuo do Direito.

Há uma notável a quantidade de profissionais brilhantes, advogados e professores, que de alguma forma foram “crias” do escritório que o Dr. Fabio Lilla e seus sócios fundaram. Ele vibrava ao encontrar jovens promissores e tinha um prazer genuíno em lhes abrir portas para o seu desenvolvimento e reconhecimento. Esse impulso foi tão forte, e tão marcante, que não me parece exagerado falar de uma escola de advocacia, forjada por ele e seus sócios. Ele mesmo notou a existência de diversos outros escritórios de advocacia, valorosos e bem-sucedidos, que, em maior ou menor grau, descendem do escritório que ele e seus sócios fundaram, e que se sabem tributários de diferentes aspectos do modelo e das diretrizes que ele e seus sócios conceberam e seguiram. Fundou com seus sócios um escritório com regras muito próprias, distintas dos padrões da advocacia tradicional, e que refletem princípios de liberdade e igualdade.

Praticando apenas o Direito, ele foi além do Direito. Por sua vivência, cultura vasta e arguta sensibilidade, tinha uma capacidade inigualável de, em poucos minutos de reunião, ler e esquadrinhar as pessoas, antever e dissecar os conflitos. Frente às situações mais complexas, ele sabia ouvir, e se portava como um hábil estrategista. Com velocidade estarrecedora, identificava com precisão o que de mais importante para o cliente estava em jogo. A partir daí definia, com inteligência e coragem, a rota a seguir. Alcançou com isso a aptidão de dar conselhos que ultrapassavam o campo do direito, pois entendia e se solidarizava com as angústias dos clientes, inclusive as mais nebulosas. Ele fazia suas essas angústias, e produzia orientações capazes de apaziguá-las. Suas orientações foram decisivas em momentos-chave da vida e dos negócios de inúmeros clientes. Criou e manteve, com diversos deles, relações de confiança que se prolongaram, de forma ininterrupta, por mais de quarenta anos.

Mesmo dividindo suas atenções com a docência na Fundação Getulio Vargas, que exerceu por mais de 30 anos, zelou pela prosperidade do escritório sem nunca descambar para qualquer forma de ganância. Abominava a ideia ganhar sozinho. Para ele, o ganho só fazia sentido quando repartido entre todos os que tinham entregue ao trabalho, junto com ele, o melhor de si.”

Luís Gustavo Haddad

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços