Combate aos cartéis em licitação: CADE celebra acordo de cooperação com o TCU

14 Fevereiro 2019

No último dia 27 de dezembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Tribunal de Contas da União (TCU) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para compartilhamento de tecnologias e realização de iniciativas conjuntas voltadas à detecção e repreensão de práticas anticompetitivas em licitações públicas, principalmente a prática de cartel.

O TCU tem competência para fiscalizar atos de que resulte receita ou despesa praticados por administrados sujeitos à sua jurisdição (art. 41 da Lei n.º 8.443/1992), o que inclui contratos administrativos; enquanto o CADE é competente para investigar infrações à ordem econômica, nos termos da Lei n.º 12.529/2011.

O crescente número de investigações de colusão entre empresas licitantes, tanto por parte do TCU quanto do CADE, fez nascer a necessidade de uma maior cooperação entre os órgãos, a fim de garantir a efetividade da atuação da administração pública.

De acordo com o documento, o objetivo do acordo é “estabelecer formas de cooperação entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no sentido do compartilhamento de tecnologias voltadas à detecção de práticas anticompetitivas em licitações públicas, bem como para realizar treinamentos, ações conjuntas e intercâmbio de informações e conhecimentos”. O ACT prevê, ainda, o desenvolvimento de técnicas conjuntas para investigação, prevenção e detecção de práticas anticompetitivas em licitações públicas, além da disponibilização de apoio técnico, material e equipamentos entre as entidades.

Destaca-se que o CADE tem firmado uma série de acordos de cooperação técnica para promover a atuação institucional coordenada com outros órgãos, tais como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Agência Nacional de Mineração (ANM, anteriormente Departamento Nacional de Produção Mineral), a Controladoria Geral da União (CGU), a Receita Federal do Brasil (RFB), além de diversos Ministérios Públicos Estaduais.

O ACT entre CADE e TCU encontra-se disponível no seguinte link: http://www.cade.gov.br/noticias/cade-e-tcu-celebram-acordo-de-cooperacao.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços