STJ entende que o ICMS deve integrar as bases de cálculo do IRPJ e CSLL no lucro presumido

20 Dezembro 2018

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, em votação unânime, decidiu que o ICMS não pode ser excluído das bases de cálculo do IRPJ e da CSLL apuradas de acordo com o lucro presumido.

Em sessão de julgamento dos Recursos Especiais n.ºs 1.762.028/RS e 1.760.429/RS, o voto do Ministro Relator Herman Benjamin foi acompanhado pelos demais Ministros Og Fernandas, Mauro Campbell Marques, Assusete Magalhães e Francisco Falcão.

Restou decidido que, no regime do lucro presumido, o ICMS compõe as bases de cálculo do IRPJ e da CSLL e, caso o contribuinte queira deduzir tributos pagos, deve optar pelo regime de tributação com base no lucro real.

Esse entendimento já estava firmado no âmbito do STJ, mas é a primeira vez que a matéria foi analisada após o julgamento do Supremo Tribunal Federal que excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.

Importante apontar que as bases de cálculo do IRPJ e CSLL no lucro presumido devem corresponder à receita bruta do contribuinte e que, no julgamento do RE 574.706/PR, o STF decidiu que o ICMS não representa faturamento ou receita, mas apenas ingresso de caixa ou trânsito contábil a ser totalmente repassado ao fisco estadual.

Apesar do precedente desfavorável, a matéria ainda deverá ser decidida pela 1ª Seção do STJ e, ainda, pelo Supremo Tribunal Federal, que dará a última palavra sobre o tema.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços