Procuradoria da Fazenda Nacional autoriza a celebração de negócios jurídicos processuais com contribuintes

10 Agosto 2018

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional publicou, em 12 de julho de 2018, a Portaria n.º 360, autorizando a celebração de modalidades específicas de negócio jurídico processual.

Trata-se de nova previsão com base nos arts. 190 e 191 do CPC, que admitem a celebração de negócios jurídicos que versem sobre direitos que admitam autocomposição, sendo possível que as partes convencionem sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo, bem como permitem a fixação de calendário para a prática de atos processuais.

Nos termos da Portaria PGFN n.º 360/2018, são autorizados acordos em questões ligadas (i.) ao cumprimento de decisões judiciais; (ii.) à confecção ou conferência de cálculos; (iii.) aos recursos, inclusive sua desistência; e (iv.) às formas de inclusão de crédito fiscal e FGTS em quadro geral de credores.

Por outro lado, é vedada a celebração de negócio jurídico processual (i.) cujo cumprimento dependa de outro órgão, sem sua anuência prévia, expressa e inequívoca; (ii.) que preveja penalidade pecuniária; (iii.) que gere custos adicionais à União; (iv.) que envolva qualquer disposição de direito material por parte da União, ressalvadas as hipóteses de dispensa de apresentação de contestação, contrarrazões, interposição de recursos; e (v.) que extrapole os limites previstos pelos arts. 190 e 191 do CPC.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços