Julgamento pode alterar jurisprudência sobre isenção de IRPF sobre ganho de capital de alienações de participações societárias efetuadas por herdeiros

20 Dezembro 2018

O Superior Tribunal de Justiça começou a julgar o Recurso Especial n.º 1.650.844/SP, em que a contribuinte pede a isenção de Imposto de Renda Pessoa Física (“IRPF”) na alienação de ações que foram herdadas de seu pai, uma vez que, nos termos do Decreto-Lei n.º 1.510/1976, atenderia a exigência de isenção de permanecer por cinco anos ou mais com ações que teriam sido adquiridas antes de 31/12/1983.

Em que pese a 1ª Seção do STJ ter negado a possibilidade da isenção para herdeiros no julgamento do REsp n.º 1.632.483/SP, o Ministro Mauro Campbell Marques, relator do REsp n.º 1.650.844/SP, entendeu que o direito é transmitido aos herdeiros, pois a isenção está aderida ao patrimônio herdado, sendo que o conceito de alienação “não pode abarcar o de transferência mortis causa, simplesmente por que não há aqui qualquer contraprestação, preço ou operação”. O voto foi acompanhado pelo Ministro Og Fernandes e, atualmente, está com vistas para o Ministro Herman Benjamin.

Caso seja alterado o entendimento do STJ, os herdeiros que promoveram a alienação de participações societárias adquiridas por herança, mas que cumpriam os requisitos estabelecidos pelo Decreto-Lei n.º 1.510/1976, poderão reaver o IRPF pago sobre o ganho de capital, desde que observado o prazo de prescrição para o pedido de restituição.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços