Importante precedente do STJ para operações de permuta imobiliária realizadas por contribuintes optantes do lucro presumido

14 Fevereiro 2019

Em recente julgamento (Resp n.º 1.733.560/SC), o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o recebimento de unidades imobiliárias, no contexto de operação de permuta, não representa acréscimo patrimonial e, consequentemente, não deve ser tributado pelo IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.

O posicionamento da corte superior é especialmente relevante às empresas do lucro presumido. De acordo com a orientação firmada pela Receita Federal do Brasil no Parecer Normativo COSIT n.º 9/2014, as unidades imobiliárias recebidas na operação de permuta por contribuintes pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Presumido, devem ser consideradas como “receita bruta” da sociedade que a celebrou.

Vale lembrar que as operações de permuta imobiliária são consideradas a troca recíproca de bens imóveis ou unidades imobiliárias a construir, não necessariamente reconhecidas pelo mesmo valor contábil/custo, entre duas pessoas jurídicas ou físicas, sendo possível o pagamento de parcela complementar em dinheiro por parte de um dos proprietários-contratantes, comumente denominada “torna”.

Nesse ponto, note-se que a tributação de operações dessa natureza constitui discussão recorrente, uma vez que a literalidade da Instrução Normativa n.º 107/88 (que regulamenta a matéria) exclui a sua aplicabilidade às empresas do lucro presumido, havendo diversos precedentes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (“CARF”) no sentido de que a não tributação da permuta constituíria benefício fiscal aplicável tão somente aos contribuintes pessoa física e aqueles optantes pelo lucro real.

A interpretação dada pela Receita Federal implica, na prática, potencial dupla tributação do contribuinte, uma vez que, independentemente da manutenção do mesmo valor de custo do imóvel recebido, haverá a tributação tanto no momento de recebimento dos imóveis em permuta, quanto em sua eventual e futura alienação.

Diante de um cenário jurisprudencial controverso, o posicionamento do STJ representa um importante precedente para que os contribuintes tenham maior amparo em discussões no âmbito judiciário.

Esse precedente, no entanto, foi proferido em caso isolado e não possui caráter vinculante, de forma que não elimina o risco de questionamento e discussões sobre o tema.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços